MORIHEI UESHIBA, O FUNDADOR DO AIKIDO

Morihei Ueshiba , conhecido como O-Sensei (grande professor), nasceu em novembro de 1883 em Tanabe, província de Ki, atualmente prefeitura de Wakayama, Japão. Desde os dez anos de idade, interessava-se pelas artes marciais (budo). Aprendeu jiu-jitsu com grandes mestres da época. Dedicou-se com afinco à arte da espada japonesa (ken) e aprendeu os segredos das escolas mais famosas.

Em 1918, O-Sensei conheceu o reverendo Onisaburo Degushi, de quem recebeu uma forte influência religiosa que carregou durante toda a vida e motivou os valores filosóficos e espirituais-religiosos existentes no Aikido de hoje.

Na primavera de 1925, após um desentendimento com um oficial da marinha japonesa, foi atacado pelo mesmo com uma espada. Apesar de sua fúria e dos inúmeros ataques, o agressor não conseguia nem mesmo tocá-lo, sendo levado à exaustão e desistindo.

Posteriormente, Ueshiba explicou que conseguia prever a intenção do oficial, bastando assim, mover-se com antecedência e desviar-se calmamente. Para O-Sensei, esse incidente o fez atingir a iluminação. Desde então, compreendeu que o Budo não deveria ter finalidade destrutiva, mas sim servir como um caminho para manter a paz e compreender o universo. Essa iluminação única revolucionou a vida de O-Sensei e deu nascimento ao Aikido, composto de técnica, filosofia e religiosidade.

Ueshiba dedicou sua vida à difusão do Aikido, seguindo as tradições originais criadas por ele próprio. Enviou vários de seus alunos à América e Europa para que estes também propagassem a arte. Hoje, graças a seus esforços, o Aikido é conhecido praticamente em todo o mundo.

O-Sensei faleceu em 1969 aos 86 anos de idade. Após sua morte, seu filho Kichomaru Ueshiba, o Doshu, assumiu o comando do Aikido. Seu sucessor atual e Doshu Moriteru Ueshiba, conhecido como Waka Sensei (jovem professor). Moriteru é filho do Doshu Kichomaru Ueshiba e neto do Fundador do Aikido.

Dessa maneira o Aikido se mantém fiel a sua hierarquia e sua linhagem mantendo as tradições do antigo Budo. 

Frases de Morihei Ueshiba:

“O segredo do Aikido não está no modo como você move os pés, está no modo como você move sua mente.

“Eu não estou ensinando técnicas marciais, estou ensinando a não-violência.”

“O progresso virá com a prática constante. Não procure por ensinamentos secretos que não levarão a nada. Confie nas experiências próprias.”

Não fique olhando o tempo todo os problemas que estão no seu caminho: eles terminarão por hipnotizá-lo, impedindo qualquer ação. Tampouco fique concentrado demais nas suas próprias qualidades, porque elas foram feitas para serem usadas, e não para serem exibidas.”